Aprenda a fazer inalação caseira

Meus pacientes têm reclamado muito de sinusite, congestão nasal, alergias respiratórias e outros sintomas respiratórios que esta estação traz. Além do trabalho de terapia corporal e acupuntura, uma dica muito boa que resolvi partilhar com vocês é a da inalação caseira. Que, pode ter certeza, faz toda a diferença.

Para sinusite e congestão nasal, ferva um punhado generoso de sálvia (aquela usada para temperar peixe e que você encontra no supermercado) em uma panela funda, coloque-a no chão ao lado da cama, deite-se e ponha o rosto no vapor, criando uma ‘cabaninha’ com uma toalha para aproveitar ainda mais o vapor. Inspire e expire pelo nariz por mais ou menos dez minutos.
Deite-se para dormir e deixe a panela ali – você vai continuar se beneficiando do calor. A inalação deve ser feita sempre antes de dormir – mas se quiser repeti-la algumas vezes por dia, o que acelera muito o processo, tenha a garantia de estar tudo bem fechado (portas e janelas).

Se estiver com dificuldade respiratória, substituir a salvia por folhas de eucalipto ou óleo de eucalipto de boa procedência.

Espero que vocês se beneficiem dessa dica.

75 Respostas

  1. A Criança de 2 anos pode fazer a ianlçao de eucalipto???

    • A resposta foi por email, Simone, por ser mais longa e detalhada. Caso tenha outras dúvidas, por favor volte a me contatar. Um beijo!

  2. olá uma criança de 2 anos pode fazer qual inalação para melhorar a respiração
    e o que pode ser colocado no quarto dela para melhorar o ambiente pois só agua embaixo da cama não resolve
    ela ta tossindo muito com catarro e só inalador normal não esta resolvendo muito
    acho que uma boa infusão de eucalipto poderia reslver
    e o quarto é muito fechado e seco

    • Oi Erika,
      Tudo bem?
      De fato a inalação caseira com água quente, como recomendo, é mais eficiente que o inalador, dá um pouco mais de trabalho pra convencer a criança a ficar ali por um tempo, mas com um pouco de criatividade e tranquilidade conseguimos mantê-la na diversão da água, da cabaninha com a toalha. O resultado é muito bom, expectora bastante e deixa a respiração bem livre e depois você pode deixar a panela no quarto ao lado da cama pra continuar umidificando. Pode usar sim o óleo de eucalipto com crianças de 2 anos, em pequena quantidade ( o equivalente a meia colher de café), recomendo óleos da Weleda ou outro de sua confiança. Tente circular o ar com um ventilador por 15 minutos antes de colocá-la pra dormir, depois desligue e coloque lá a panela com água quente, faça a inalação e deixe a panela no quarto servindo de umidificador. Tenho certeza que o que parece trabalhoso vai ser tranquilizador e de conforto para vocês, a ela que vai respirar melhor e todos irão dormir mais sossegados e despreocupados. E é acima de tudo um ato de amor e cuidado.
      Um abraço
      Kika

      • Doutora, meu filho esta apenas com a garganta com catarro…não sabe cuspir, escarrar, o que posso fazer? Ele não esta com nariz entupido, nem espirros. Mas sinto que a muita dificuldade de respirar.
        A inalação apenas com agua e vick realmente funciona?? Obrigada pela cooperação..bjusss abraçosss

      • Resposta no post Mil desculpas..

  3. qual a diferença de aspirar e inalar? Pode se puxar pelo nariz um liquido aspirando? Agua morna com sal pode ser colocado no nariz para desfazer o catarro dos seios nasais? Existe algum perigo se cair no pulmão?Tenho sinusite e estou atacada, embora por enquanto levemente. leaberay@yahoo.com.br

    • Oi Lea,
      Tudo bem?
      A aspiração de água e sal pode ser feita sem problemas. Não há nenhum risco, é uma técnica milenar de limpesa nasal e desobstrução, muito indicada em casos de sinusite. Algumas pessoas têm maior tolerância e outras acham bem chato. A minha dica então, é que você comece com um conta gotas; coloque algumas gotas, depois um pouco mais, até se sentir á vontade para a aspiração, que pode ser feita em uma pequena vasilha onde você possa colocar o nariz e aspirar. A solução de água e sal deve ser preparada com água mineral ou fervida e morna. Para um copo de água, uma colher de café de sal. Três aspirações ao dia podem te deixar livre deste desconforto. Pode ser feita durante uns cinco dias, mas não dispensa as inalações de vapor com salvia, que funcionam como emolientes, amolecendo e disolvendo o acumulo de muco mais sólido nos seios da fase.
      Um grande abraço

  4. ola a Criança de 3 anos pode fazer a ianlçao de eucalipto e salvia e hotelã???

  5. A Criança de 3 anos pode fazer a ianlçao de eucalipto e salvia e hotelã e sal?

    • Oi Alda,

      Pode sim. Mas, cada uma destas ervas tem principios ativos diferentes e prefiro usá-las separadamente. Eucalipto é vaso dilatador e anti-bacteriano e a salvia emoliente e anti inflamatória. Se for uma
      Deficiência respiratória seca, ou com pouco muco, prefira o eucalipto e se tiver muito muco e mais para sólido, use a salvia.
      Um abraço
      Kika

  6. Oi, por favor preciso da sua ajuda, meu filho de 4 anos, já está mais de 2 meses com muito catarro no peito que só aparece a noite, ele acorda de madrugada sufocado com catarro, e tosse tentando botar pra fora mais não consegue, sente muita ânsias de võmito, e quando vomita sai muito catarrro. Até comprei uma bomba de aspirar o nariz, mais so resolve na hora e depois volta tudo de novo. Já dei berotec, atrovent, fluibrom, ambroxol, nada resolveu, ele não consegue colocar o catarro pra fora, me diz algo que eu possa dar pra ele pra tirar esse catarro, pois ele não sabe assoar o nariz. Ontem fiz um xarope de beterraba e ele não tomou, ele não gosta de nada natural, da muito trabalho pra tomar, já não sei o que faço. Me ajude!!

    • Oi Sheine,

      Você já fez inalação? É esta a minha recomendação, você pode alternar com salvia (que pode ser fresca ou seca) e óleo de eucalipto, seguindo as instruções passo a passo que estão no Blog. Procure fazer 3 vezes ao dia, sendo a da noite indispensável pra que ele durma bem, você pode fazer tapotagem para acelerar a soltura do muco. Realmente resolve, mas é preciso dedicação. Fazer mais de uma vez ao dia pode garantir que ele melhore mais rapidamente.
      Um abraço
      Kika

  7. Olá
    Minha filha faz otite repetidamente,e apresenta crises alergicas. Quando procuro nossa otorrino ela usa uma bomba de aspiração nasal com uma canula e minha filha dorme bem melhor. Posso comprar um modelo portátil para usar em casa para diminuir secreçao nasal, principalmente após lavar o naris dela? tem algum risco?
    obrigada.

  8. Eu era uma pessoa muito saldavel, hoje não sou mais como eu me conheci, então sinto de ums serto tempo chiado no momento em que vou dormir. Gostaria de encontrar um remedio que podesse curar desse problema.

    • Oi Anastácio,
      Você disse não se sentir mais saudável como antes, então acho que precisa investigar e ver quais são as suas queixas para que possa, modificando hábitos, melhorar sua qualidade de vida e sua vitalidade, para que se sinta novamente saudável. Você está se alimentando bem e com qualidade?Está fazendo exercícios físicos regulares? Tudo isso é importante e fazem diferença na sua vitalidade. Quanto ao chiado, você pode se beneficiar com a inalação a noite antes de dormir e também fazer exercícios de respiração que você vai encontrar no blog, assim como outras dicas que farão bem neste propósito de restabelecer sua saúde. Lembre-se, você é responsável pela sua saúde e ela merece toda sua atenção e seu empenho.
      Um grande abraço
      Kika

  9. Olá! Há um mês estou com a respiração bem atingida. Pensei que fosse gripe, mas não passou até hoje. Estou bem congestionada. Hoje cedo fiz inalação com meio litro de água fervida com uma colherzinha de Vick, no sistema de “cabaninha”, com isso comecei a me sentir melhor. Mas, hoje vou procurar Salvia para fazer as inalações. Agradeço imensamente as dicas. Um abraço a todos!

    • Oi Regina,
      Que bom que você vivenciou a inalação e pode se beneficiar, continue fazendo até sentir sua respiração fluindo livremente.
      Um grande abraço
      Kika

  10. Bom dia é urgente, posso colocar eucalipto no inalador e como?

    Obrigada.

    • Oi Nice

      Oi Nice,

      Não tenho experiência com inaladores, não sei se é possível, pelo mecanismo do aparelho, colocar gotas de óleo de eucalipto na água ou no soro que vão no inalador. Se for possível, você pode se beneficiar, mas o vapor quente da inalação caseira, com certeza tem resultado melhor.
      Um Abraço
      Kika

  11. minha filha tem 9 anos, e esta com uma sinusite grave, o que devo fazer para ter uma melhora mais rapida, tipo inalação com eucalipto é bom?

    • Junior,
      A sálvia é a mais indicada pelas propriedades emolientes, siga as instruções da inalação e faça 3 vezes ao dia para acelerar e também, que durante todo o tempo da inalação ela respire profundamente, inspirando e expirando pelo nariz. Massagens na testa e nas laterais das narinas podem ajudar a descongestionar e potencializar o efeito das inalações, evitar dores de cabeça, que em caso mais severos são comuns e dolorosas. Procure conversar com ela e saber das coisas que estão a incomodam neste momento. Nossos incômodos físicos estão sempre exteriorizando inquietações internas emocionais. Sua atenção e carinho com ela são igualmente importantes.
      Um abraço,
      Kika Lourenço

      • ok muito obrigado!

  12. oi minha filha tem 9 anos e uma sinusite grave, mas nao sai nenhuma secreção pelas suas narinas, e fica totalmente entupido o seu nariz, qual dessas ervas devo usar para ela conseguir soltar essa secreção. salvia ou eucalipto.

  13. minha filha tem 7 anos e tem rinite alergica tampa muito seu nariz a rinite tambem vem de cheiro nesse caso qual a melhor solução para ela.

    • Resposta no post Mil desculpas. E particularmente a aspiração. Ver no BLOG.

  14. Boa tarde, adorei esse blog, gostaria primeiramente de te elogiar e parabenizar.
    Sofro com sinusite há muito tempo, há 4 anos sofri um acidente de moto onde estava de capacete aberto e lesionei a face, cheguei a fazer drenagem linfatica facial para desfazer um coagulo de sangue no seio da face do lado direito.
    Nos últimos dois anos as crises pioraram, e a dor se agrava principalmente do lado lesionado, nos ultimos meses notei que estou tendo mau halito, as vezes chego a sentir a secreçao escorrer e a boca “engrossar” escovo meus dentes ha cada 2 horas, e nos ultimos dias tenho feito inalaçao de água e sal, fervo a água em uma leiteira e inalo o vapor até acabar tenho feito isso 2 vezes ao dia e a noite antes de me deitar, vc acha que isso pode me ajudar nas crises? tem alguma dica para acabar com esse mau hálito? Obs.: já fui em gastro e fiz endoscopia, não tenho nenhum problema de estomago. Obrigada desde já.

    • Resposta no post Mil desculpas. Resposta no blog direcinada a você.

  15. ola, kika sempre leio suas dicas, e estou com minha filha de apenas 9 anos de idade com uma rinite alergica muito seria já faz 10 meses e ela sempre está com o nariz entupido, por favor me ajuda a resolver esse prolema

  16. Gostaria de saber se a inalação de eucalipto pode ser feita depois de um tratamento com berotec, xarope nac, predisim.
    Pois os 5 dias do medicamento acabou e ela ainda continua como uma leve tosse.Essa inalação pode ser feita 1 vez por semana para previnir outras crises.Pois a 1 ano minha filha começou com essas crises, estou observando que o nariz começa a ficar entupido depois é uma invasão de catarro questão de 1 dia.Por favor me ajude.

    • Resposta no post Mil desculpas.E sim, a inalação pode ser associada.

  17. oi,minha filha em 4 anos, e muita facilidade para gripar, há15 dias ela pegou uma grive que complicou e apareceu a sinusite, foi muito difícil, passei muitas noites sem dormir com ela tossindo, tomou antibiótico e melhorou. Agora ela está com catapora, e já começou com a gripe e o nariz escorrendo, estou morrendo de medo que ataque a sinusite de novo, mas estou com medo de fazer a nebulizaçao com eucalipto por causa da catapora, mas tb não quero que ela piore. O que faço, por favor me dê uma dica. Agradeço desde já pela atençao.

  18. OLÁ, MEU FILHO TEM 05 ANOS E ESTA COM FARINGITE, TOSSE SEM PARAR MAS NÃO TEM FEBRE, ESTÁ TOMANDO PREDSIM HÁ DOIS DIAS E NÃO PASSA, POSSO FAZER INALAÇÃO COM EUCALIPTO, ME RESPONDE ESTOU MUITO PREOCUPADA, GRATA

    SILMARA

  19. Quero saber se posso fazer inalação com óleo de eucalipto para minha bebê de 4 meses. Só a inalação com soro fisiológico no aparelho não tem adiantado. Ela está com o nariz congestionado e com muito catarro. Tosse, dá náuseas e sai catarro. Por favor, aguardo sua resposta rapidamente. Muito obrigada por nos ajudar com essas informações.
    Jaqueline

  20. olá Kika,meu filho tem 3 meses,tem alguma inalação caseira que posso dar nele?

  21. Então doutora.
    Meu filho esta indo para a escolinha, e la as professoras dizem que ele se alimenta super bem. Brinca, não tosse em nenhum momento.
    Mas em casa ele mal come, e tosse muito, da p perceber q o catarro incomoda. O que devo fazer, a inalação com inalador não ajudou em nada. O que me aconselha?
    Abraços obrigadaa

    • Fazer uma investigação sobre as condições da sua casa nos quesitos umidade, poeira e mofo, ele pode estar apresentando um quadro alérgico. Desculpe a demora, mais dicas sobre respiração inalação e aspiração de água e sal para higiene respiratória no último post.

  22. Pessoal minha filha vive tendo crises de febre, dor de garganta e de uns tempos para cá esta com uma tosse que não cessa, os médicos pediram raio x e deu uma sinusite. O que posso fazer para eliminar esse catarro do nariz sem ter qque usar antibiotico de noovo sendo qiue não resolve. minha filha tem 5 anos e meio.
    e-mail shakrosi@hotmail.com

  23. Obrigado…
    kim

  24. Olá Kika, estava pesquisando sobre inalação e achei o seu blog. O eucalipto pode ser colocado na água do “balde para bebês” para ajudar a desobstruir o nariz?Meu bebê tem 5 meses.
    Obrigada
    Daniella

  25. Gostei muito deste Site vou registrar ele para eu acompanhar as novidades.

  26. Boa tarde, procurei hoje por fazer inalação caseira pois o médico manou fazer com remédio no meu filho mas tenho medo pois os remédios sempre podem causar outros problemas, assim procurei e achei sua dica vou fazer pois minha mãe e eu acreditamos mais nas receitas naturais caseiras. Obrigada pelas dicas.Andréa

  27. boas tardes.eu tenho rinite alergica e sinusite cronica..passo muito mal mesmo estou ha uns 5 ou 6 mesesou ate talvez uns 8 sem conseguir soltar a especturaçao e secreçao nasal..penso que me esteja afectar muito a respiraçao e tenho medo que cause problemas mais serios a nivel dos pulmoes..o problema e que eu faço inalaçoes com produtos naturais a base de menta e eucalipto,faço inalaçoes de agua do mar,comprimidos anti-inflamatorios e umas outras gotas de inalaçao proprias para sinusite.mas nada me ajuda.o que voce me aconcelha no meu caso?os 2 medico a que recorri todos me receitaram as mesmas coisas..sera preciso fazer uma cirurgia ou algo parecido?aguardo pela sua resposta.mito obrigado comprimentos cntinuaçao de boa tarde.

    • Desculpé a demora.
      As vezes é preciso uma associação terapeutica:
      Inalações
      Exercícios respiratórios
      Exercícios físicos
      fitoterapia
      É preciso fazer uma avaliação completa de sua saúde e seus hábitos para ter algo preciso.

  28. Minha linda, adorei a dica, justamente estou ha uma semana com sinusite e dor na cabeça, eu moro na europa e os medicos aqui nao gostam de passar remedios, eles tem uma frase feita “que a doença vai embora por ela mesma”, para quem vem do Brasil acostumado a sair do medico e passar já na famárcia. Ela me falou de inalaçao caseira com sal, mas nao detalhou como era. Vou fazer hje e tenho certeza que amanha estarei bem melhor. Querida fique com Deus, só vim hoje na internet procurar isso e achei.
    Beijos, Claudia

    • Muita obrigada, Claudia, e precisando de algum toque é só falar.

  29. oie tenho um bebe de 02meses e meio q ta mto gripadinho ..ea inalação nao ta resolvendo …posso fazer a inalaçao caseira nele tbm…???????????

  30. ja faz 1 ano que estou com problema respiratorio, descobri hoje, percebi que estou com chiado e ronqueira no peito, so que estava tratando de alergia, o corpo todo fica empolado. gripei no inicio em dez/2010 e agora de novo, foi que descobri que pode ser causa respiratoria, desde entao, so que nao sei fazer ao certo inalaçao caseira, o medico receitou cloridrato de bromexina e bromidrato de fenoterol, vou acrescentar vick tudo junto na inalaçao, sera que nao faz mal

    • Talina, tem um passo a passo para inalação caseira no blog, não aconselho a misturas no inalador. Fazer associação de algumas terapeuticas ou cuidados pode ser a solução para você. Exercícios respiratórios, inalação,caminhadas diárias.

  31. posso usar usar dilatador nasal no meu filho de 3 anos para melhorar a respiração noturna ?se não puder porque ? Obrigada .

    • Para melhorar a respiração do seu filho, inalação e exercícios respiratório, também pode pingar uma solução de água e sal(um copo de água p uma colher de café de sal) nas narinas caso estejam obstriuidas.

  32. Oi, fiz hoje a aspiração de água morna com sal, nossa é desconfortável, parece que eu estou me afogando!! Me sinto melhor, mas fiquei com medo de entrar direto nos pulmões, tem perigo disso?

    • É completamente seguro fazer a aspiração de água e sal. É uma técnica de higiene nasal e respiratória milenar.

  33. meu bebe tem 1 mes, posso fazer a inalacao com agua e sal? posso usar inalacao com Vick e agua? abracos.

    rodrigo

  34. Mulher grávida pode fazer a aspiração de agua morna com sal e vinagre?
    obrigado

    • Estou fazendo um post onde tem um passo a passo sobre higiene nasal por aspiração, não tem contra indicação na gravidez, mas use só água e sal.

  35. boa tarde,

    Tenho uma filha de 04 anos, ela tem problemas respiratorio, todos os dias pela manhã ela tem crise de tosse, mais com a inalação diminui um pouco, me informaram que inalação do chá de alcalipito é muito bom, eu posso fazer o chá e colocar no aparelho de nebulação.

    fico no agurado de sua resposta.

    • Oi Dilma, o óleo de eucalipto é muito bom para a inalação e a infusão da planta tambem,ou seja o chá, mas prefira o uso quente como método antigo sem o aparelho.

  36. Ela boa tarde,
    EStou gravida de 33 semanas e com uma baita crise de sinusite, posso fazer a inalação com salvia?? E para melhorar tenho hipertensao. Desde ja agrdeço.

    • Oi Juliana, tudo bem? Pode sim fazer inalação. Aproveite para respirar lenta e profundamente, seguindo o passo a passo que esta no Blog. As possíveis alterações de pressão seriam para menos, ou seja, a tendência é a pressão ficar mais baixa. Um Abraço e Felicidade para você e seu bebê.
      Kika Lourenço

  37. Olá! tenho um filho de 7 meses e ele sofre com o nariz congestionado,pingo direto rinossoro no seu narizinho e não resolve,a noite fica pior ainda pois ele começa a roncar e tem dificuldades para respirar pois o narizinho dele fica muito congestionado.Já coloquei bacias com água do lado do berço dele e faço inalações com soro e não resolve,por favor querida vc pode me ajudar?

    • Oi Alexandre,
      Continue colocando rinossoro e faça inalação com água quente, que é emoliente e vai dissolver a secreção para que seu bebe possa respirar livremente. Siga o passo a passo sobre inalação que está no blog.
      Abraços
      Kika

  38. Olá, tenho feito inalação na hora do banho aproveitando a água quente do chuveiro, para aliviar sintomas de sinusite. Só que acho que exagerei ontem e estou sentindo o pulmão direito pesado e doendo um pouco. Pergunto: isso passa ou preciso de algum medicamento?

    • Oi Artur, tudo bem? Se você acha que exagerou é provável que esta dor que está sentindo seja muscular, se for muscular, vai passar. De qualquer forma, fique atento e se continuar sentindo estas sensações procure um médico. E a inalação com sálvia é mais eficiente para sinusite. Um Abraço,
      Kika Lourenço

  39. Eu estou com grise de asma fazer inalacao com soro e eucalipto ajuda alivia o cansaco

    • Olá! Pode seguir as instruções da inalação caseira
      sugerido no blog. Vai melhorar sua respiração e sua disposição geral.
      Um abraço,
      Kika lourenço

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

