Mil desculpas para as dúvidas sobre inalação

janeiro 22, 2012 - 2 Respostas

Quero antes pedir mil desculpas pela ausência de respostas no último ano, já que estive envolvida em projetos que me deixaram sem tempo algum para atualizar blog e site.

Agora vendo, são muitas as dúvidas sobre inalação, respiração e resolvi responder num post único que pode beneficiar a todos com mais conhecimento.

Muitas perguntas sobre bebês e inalação, sim os bebês podem fazer inalação com óleos de eucalipto ou lavanda de boa qualidade, recomendo Weleda, e associação com a tapotagem, que consiste em fazer com as mãos uma conchinha e bater nas costas do bebê, criança ou adulto. A força da pressão colocada na tapotagem depende de quem recebe, mas ela é sempre vigorosa, para estimular a circulação. Ainda a pergunta da Andréa de que se pode colocar óleo de eucalipto na água do banho do bebê, sim, enquanto se banha ele vai aspirando.

 No caso da Carla, que tem problemas póstraumáticos, minha indicação além da inalação, que ela deve continuar, é que esta seja sempre associada a respiração lenta e profunda. É aspiração de água e sal que é milenar técnica de higiene nasal com benefícios profundos para todo o aparelho respiratório (passo a  passo,coloque água mineral ou fervida, morna, em um recipiente de no mínimo 10cm de diâmetro, para que você possa colocar ai o seu nariz e aspirar, esta água deve conter uma colher de café rasa de sal para cada copo de água. A água aspirada pelo nariz sairá pela boca; repita várias vezes.) Os bochechos de chá de malva vão resolver o hálito indesejável. Contraste em compressas faciais de Camila quente e geladas também vão ajudar.

A aspiração beneficia  todos os casos de rinite e entupimento nasal e pode ser substituída nas crianças por água e sal no conta gotas colocada nas narinas.

Oráculo de Delfos

janeiro 16, 2012 - Leave a Response

O que podemos entender sobre “Conhece-te a ti mesmo”?

“Conhece -te a ti mesmo e tudo com moderação” são frases escritas na porta do oráculo de Delfos, templo dedicado a Apolo, símbolo da harmonia e da virtude para a antiga filosofia grega. A autoria das frases é creditada ao filósofo Sócrates (470 a 399 AC). São duas frases que, se seguidas, quase por si só bastariam para que tivéssemos uma vida de equilíbrio.

O que será que Sócrates queria dizer com “Conhece-te a ti mesmo”?  Provavelmente muito mais do que saber onde você mora, o que faz e sua data de nascimento. Podemos pensar que ele quisesse dizer saiba do que gosta, o que sente, conheça suas qualidades e possibilidades, suas limitações e tentações. Saiba o que o repele ou o encanta, saiba sobre suas virtudes e defeitos, conheça seus talentos. Perceba o que te enfurece, o que te fortalece ou enfraquece. Conheça seus desejos ocultos – ou pelo menos os que você alcança. Entenda o que dá alegria e faz pulsar sua vida, aquilo que, de fato, tem importância na sua vida. E muitas outras coisas profundas a seu respeito.

E mesmo depois de muito pensar, quando achássemos que já estivesse concluído o conhecer a si mesmo, teríamos que rever tudo, já que somos dinâmicos e mutáveis. Ou seja, a pegadinha do sábio é que esta é uma tarefa para a vida toda, pra todo o sempre. Conhece-te a ti mesmo pretende, inclusive, que ao fazer isso podemos ser mais generosos e ter mais compaixão com o sofrimento alheio, já que reconheceremos também o nosso sofrimento. Ser mais tolerante, já que reconheceremos também os nossos defeitos e fraquezas. Quem sabe assim, a partir do conhecimento de si, do reconhecimento das mesmas emoções nos outros, podemos nos relacionar melhor e sermos mais inteiros e felizes.

Como se não bastasse, há ainda o “tudo com moderação”. Podemos entender como não comer demais, não beber demais, não trabalhar demais. Mas mesmo as coisas que julgamos nunca ser demais podem nos surpreender com a deficiência gerada pelo excesso: água demais pode o adoecer, amor demais pode virar obsessão. Quanto mais quente melhor, só no filme antigo e engraçado – porque para nós, hoje, representa o aquecimento global.

Moderação também quer dizer não de menos – comer muito pouco, a ponto de não se nutrir, pode levá-lo a carência alimentar e a adoecer. Moderar é a virtude de permanecer na exata medida, e permanecer na exata medida é tanto para mais quanto para menos, é dosar segundo o necessário.

Me lembra um recomendação tolteca – “Dê o seu melhor em cada coisa que faz – cuja explicação conclui que seu melhor não é o máximo, o que estressa e não deixa energia para outras coisas. Seu melhor é aquilo que você faz com alegria e dentro das suas possibilidades.

Pense mais sobre isso. Com certeza para cada um de nós, indivíduos tão particulares, essas verdades terão representações e reflexões bem pessoais.

 

Sabe quando tudo parece estar errado?

novembro 28, 2010 - Leave a Response

Quem já não passou uma fase onde parece que tudo está fora do lugar? O relacionamento está ruim, crise no trabalho, falta de grana, crise existencial, seu projeto foi rejeitado… É preciso um pouco de jogo de cintura para lidar com as adversidades, mas quando tudo se desarmoniza não sabemos o que fazer e transformamos a situação em uma grande salada – o que só torna tudo ainda mais difícil.

São tantas as tarefas que precisam ser realizadas pra por tudo em ordem que nos sentimos impotentes frente a demanda tão grande. Mas esta sensação não ajuda, e corremos o risco de ficar paralisados, desanimados ou nos transformarmos em vítimas. Nenhuma destas atitudes resolve nossos problemas. Precisamos de calma e organização. Aproveitando estes momentos em que temos que mexer em quase tudo, podemos nos reinventar e dar novos rumos para a vida. Pensar em nossos problemas como desafios e lembrar que eles são temporários. Dimensioná-los. E  mesmo sendo trabalhoso teremos a oportunidade de movimento e transformação.

O que realmente fará diferença é qual vai ser nosso olhar para este panorama, como vamos localizar as brechas de solução contidas em cada um dos problemas. Precisamos nos concentrar nas soluções. Para isso, antes, precisamos dividir em setores e olhar profundamente cada um. No trabalho o problema pode estar ligado à falta de planejamento ou mesmo a seu descontentamento com a atividade que desempenha. Para poder de fato solucionar você precisa antes entender o que acontece, reconhecer onde estão as reais dificuldades. E, assim, também em outros setores: resolver cada parte do problema separadamente.

Somos indivíduos com particularidades muito diferentes. Para alguns estar bem no trabalho pode garantir o humor no relacionamento e facilitar na organização do orçamento, para outros colocar contas em dia traz uma tranqüilidade que o torna mais produtivo no trabalho e sereno no relacionamento, e outros ainda só conseguem ficar bem se estiverem em harmonia no relacionamento e com a família. Saber como você funciona ajuda a priorizar, saber por onde começar para se sentir mais fortalecido.

E é sempre bom lembrar: você é a parte mais importante. Se não estiver bem, não vai conseguir transformar nada. As caminhadas ajudam a manter sua oxigenação cerebral – para poder pensar melhor, diminuir a ansiedade. Então, caminhe rápido e com ritmo durante trinta minutos, pelo menos, todos os dias. É um hábito bom inclusive para ganhar a sensação de movimento, de que as coisas estão andando. E, acima de tudo, tenha paciência. Algumas coisas demoram um pouco pra se resolver, mas outras, com uma mudança de atitude consciente, podem se transformar instantaneamente. Seja sempre otimista, o que não significa fora da realidade.

Artigo originalmente publicado no Jornal MetroNews.

Indo às compras. Mas sem neura

agosto 26, 2010 - Uma resposta

Você precisa mesmo do que vai comprar?

Na maioria das vezes a compra é movida por um impulso interno que nada tem a ver com o produto adquirido. O que está por trás do consumo? O que de fato queremos comprar?

Compramos coisas, muitas vezes desnecessárias, pra nos sentir mais seguros e poderosos. Mas, e aí? Será que resolve? Temporariamente talvez, mas logo será preciso outra coisa, depois outra e outra. É que a questão básica, a nossa auto-estima, não foi trabalhada. E é isso que realmente precisa ser nutrido. Cuidar melhor do que realmente é essencial, do que de fato precisamos mudar em nós, dentro e fora. Melhorar nossa relação com as pessoas, fazer coisas que nos tragam alegria, coisas que nos façam sentir criativos, produtivos e onde nosso verdadeiro poder pessoal se apresente. Nem um carro possante vai garantir isso, nem um vestido maravilhoso ou mobílias novas vão de fato mudar como me sinto em relação a mim mesmo.

Somos bombardeados por propagandas que nos vendem não margarinas, mas a família feliz, não o novo tênis, mas o corpo perfeito e a juventude, não o modelo novo de um carro, mas o poder. As coisas prometidas não podem ser compradas, elas têm de ser conquistadas. Temos que mudar hábitos, refazer pactos com nossa vida, família e, até, conosco. Reconhecer nossas conquistas, habilidades, nossas características e acreditar em nossos projetos. Apropriar-se do que é bom em nós, valorizar o que temos e transformar o que é preciso mudar.

Epicuro, filósofo grego, dizia sabiamente que para ser feliz é preciso desejar e querer coisas possíveis. Se desejamos coisas fora da realidade vamos nos frustrar. Isso não quer dizer conformismo. Podemos e devemos desejar o melhor para nós em todos os sentidos. Mas desejar o que pode ser realizado. Assim, seremos mais felizes. Dando um novo significado pra vida com valores verdadeiros, dando importância ao que é de fato importante, muitas coisas perderão o sentido, perderão seu falso poder.

Porque poder mesmo, de verdade, é poder optar e saber se é importante ou necessário o que estou adquirindo, se é para meu conforto real ou se estou camuflando coisas que precisam ser vistas.

Nós somos, quase sempre, mais interessantes do que reconhecemos.

(Publicado originalmente no jornal Metrô News / São Paulo –  6/8/2010)

Síndrome da pressa: está correndo do que mesmo?

agosto 26, 2010 - Leave a Response

Será necessário tanta pressa? É mesmo tão urgente e imediato o que temos a fazer? Precisamos correr tanto e estar tão acelerados? Não seria esta urgência uma fantasia?

Perguntas assim surgem com a informação de uma nova síndrome sendo identificada e estudada por especialistas. Segundo eles, 30% dos brasileiros já sofrem com sintomas decorrentes da Síndrome da Pressa.

Precisamos repensar nossa correria e o desgaste que ela representa. Pensar em como fazer diferente. Andamos apressados, correndo e acelerados como se tudo fosse urgente, mas se você observar perceberá que na maioria das vezes a necessidade da pressa não é real. Algumas pessoas executam tarefas com rapidez, mas isso não quer dizer pressa. Rapidez vem da habilidade e facilidade pra fazer algo. Pressa é outra coisa: é o que leva você a tentar fazer todas as tarefas como se fossem urgentíssimas –e ao mesmo tempo já pensando na tarefa seguinte, correndo e se irritando de forma desproporcional com qualquer espera. Todos já nos sentimos assim em momentos de estresse. Mas isso não pode acontecer o tempo todo.

O hábito da correria desenfreada pode nos levar à síndrome da pressa. Pode também criar outros transtornos –ansiedade, síndrome do pânico, estresse, distúrbios do sono, deficiência digestiva, irritabilidade.

E a pressa é mesmo inimiga da perfeição: perdemos concentração e precisão, esquecemos coisas, nos acidentamos. Com isso, o trabalho sai mal-feito e é preciso refazê-lo. Ao repetir a tarefa, a justificativa de que corremos por ter urgência vai por água abaixo.

Existe hoje uma tendência de querer uma vida mais lenta –uma “slow life”. Cozinhar apreciando, andar pelas ruas podendo olhar as pessoas, ter bons momentos de descanso. Mais ainda: sentar com amigos pra papear sem a sensação de que precisamos estar em outro lugar, namorar sentindo o outro, brincar com os filhos, fazer exercícios sentindo os músculos… Tudo devagar.

Para combater a pressa e não deixá-la se transformar em síndrome, nossa principal aliada é a auto-observação. Estar atentos a nosso comportamento e perceber quando estamos acelerados além da conta. Só assim podemos interferir e desacelerar. A respiração é um recurso importante. Ela consegue alterar positivamente o metabolismo e nos acalmar. O suspiro é um exercício respiratório indicado. Diminui a frequência cardíaca e relaxa. É fácil: respire lento e profundo, inspirando pelo nariz e soltando pela boca com um som de suspiro. A cada respiração, a torne mais lenta e profunda. Faça isso por alguns minutos. Você pode e deve fazê-lo algumas vezes por dia, sempre que se sentir agitado ou acelerado. O suspiro é tão prazeroso que você vai colocá-lo no seu dia-a dia com facilidade.

(Publicado originalmente no jornal Metrô News / São Paulo –  22/7/2010)

O valor da flexibilidade

agosto 26, 2010 - Leave a Response

Não é incomum a gente ver exemplos do que acontece quando se é rígido demais. Simplesmente quebra.

A derrota do modelo de rigidez excessiva nos ensina uma lição – a do valor da flexibilidade.

A flexibilidade nos faz não ficar apegados a uma única possibilidade – nos faz pensar em coisas novas, em formas diferentes de fazer as mesmas coisas, ampliando nosso olhar e percepção. Só por isso já valeria estimular a nossa flexibilidade. Mas, acredite, ela nos proporciona muito mais.

Nossa relação com a família e com os amigos fica mais leve quando podemos respeitar as opiniões diversas, compreender e aceitar o pensamento diferente que o outro tem. Melhor ainda: podemos respeitar sem mudar o nosso pensamento e discordar sem mudar o pensamento do outro. As pessoas continuam se gostando mesmo pensando diferente.

Ser flexível nos permite mudar de idéia, não ter de nos impor regras rígidas e imutáveis. Podemos mudar nossos projetos, nossas prioridades e nossas metas sempre que repensamos com flexibilidade, e ver diferente do que víamos em outro momento.

Algumas coisas são muito importantes pra nós e delas não queremos abrir mão. Ao mesmo tempo, algumas coisas são também muito importantes para o outro. E aí, que tal o caminho do meio, a negociação, a ponderação, a flexibilidade?

São sempre muitas as formas de sentir, de pensar, de se expressar, de resolver. Sério, pense bem: não é limitado demais imaginar que só o nosso jeito é o certo? Pensar assim só nos limita. A flexibilidade nos faz mais felizes e com menos verdades absolutas.

Flexibilidade ajuda a gente a se adaptar a novas situações e a imprevistos, coisa que não se consegue sendo rígido. Na verdade, não existe adaptação sem flexibilidade. Uma fábula chinesa conta que depois de uma tempestade só o bambu permanece, por ser flexível, enquanto as grandes árvores rígidas se quebram.

E há ainda a flexibilidade do corpo. Nos manter flexíveis fisicamente garante saúde das articulações, dos músculos, nervos e tendões. Alongamentos feitos diariamente de quebra ainda massageiam órgãos internos – e o bom resultado para a saúde é geral. São necessários só alguns minutos por dia.

Então, que tal exercitar sua flexibilidade? Ter mais molejo em sua mente, sua emoção, seu corpo…. Coloque flexibilidade em sua vida. Vai ver como as coisas melhoram – e rápido.

(Publicado originalmente no jornal Metrô News / São Paulo – 8/7/2010)

Da dificuldade de mudar hábitos

outubro 6, 2009 - Leave a Response

Ouvi um comentário e não pude deixar de dividir com vocês a reflexão. O comentário era de que algumas coisas são fáceis para alguns, mais muito difíceis para outros. E de fato acredito nisso. Para as pessoas que gostam de exercícios, quando falo em caminhadas diárias não parece nada assustador, mas para alguém que não gosta vai ser um verdadeiro esforço.

Nem sempre o que precisamos para nossa saúde ou bem estar é exatamente o que gostamos. Também pra mim, algumas coisas não são exatamente fluidas. E as vezes é muito difícil mudar alguns hábitos, incluir atividades, exercícios, chás, mudar alimentação, privar-se de alimentos que gostamos… Depois, quando conseguimos nos disciplinar e temos resultados, é muito gratificante – são conquistas saborosas.

Isso vale em várias situações. Por exemplo, quando, após introduzir exercícios de respiração, deixamos de ter insônia ou dores de cabeça, que tanto nos  incomodavam. Ou quando os alongamentos nos promovem visivelmente uma postura melhor e nossa coluna pára de doer, percebemos a importância da disciplina.

Ou ainda quando refletimos e resolvemos repensar nossa alimentação, fazendo opções saudáveis, dizendo não aos alimentos tóxicos e sentindo nosso corpo funcionar melhor e nossas medidas diminuírem. Aí sabemos, com certeza, que valeu a pena.

Mas são mudanças que só nós podemos assumir. Estas e todas as mudanças, que dependem só da nossa dedicação, da nossa opção. Tudo que queremos mudar pede trabalho.

E, quer saber? Muitas vezes nos surpreendemos com o prazer de alguma atividade ou com novos sabores e sensações, que não conhecíamos.

Vou continuar insistindo e lembrando as pessoas (e a mim também) que vale a pena acordar mais cedo pra caminhar, fazer exercícios respiratórios, beber água, massagear os pés, tomar chá de camomila…

Exercícios para pessoas com diabetes e hipertensão

setembro 22, 2009 - 3 Respostas

Fui entrevistada pela Revista Uma a respeito de dicas para quem sofre de hipertensão e diabetes. Está na edição deste mês. Como o espaço na publicação tem seus limites, passo aqui alguns toques extras à leitora da revista – que, claro, também valem para quem não acompanha a Uma.

Caminhada diária é indispensável, tem que fazer mesmo! Só não vale se não for autorizada por seu médico. Os benefícios são muitos – melhorar a circulação e a respiração, oferecendo melhores condições de funcionalidade cardíaca, perder peso ou manter seu peso ideal, facilitando assim o controle da hipertensão e do diabetes.

Tenho algumas outras dicas de maior beneficio para hipertensão e outras para diabetes, todas sem contra-indicação, daquelas que todos podem fazer.

Para hipertensão, exercícios respiratórios são fundamentais, inclusive por serem reguladores de ritmo cardíaco e para despressurizar, tirar a tensão de tórax, diminuir o estresse e a ansiedade.

O suspiro é um dos mais eficientes. Há uma descrição passo a passo em um artigo em meu site (está aqui: http://www.kikalourenco.com.br/suspiro.htm), mas vou dar uma resumida. Minha indicação é que o exercício seja feito todos os dias, mais de uma vez, por puro prazer ou quando sentir qualquer alteração. Para condicionar o corpo e ter à mão este recurso, é preciso, sim, que independente de qualquer alteração você o faça todos os dias.

Vamos lá então. Você pode estar deitada ou sentada, ombros soltos. Respire lenta e profundamente, procurando direcionar sua respiração para o tórax. Concentre no tórax – afinal, vamos fazer também uma massagem cardíaca. Deixe o tórax se mobilizar para cima, para frente e para os lados abrindo toda a caixa torácica. Encha-o completamente, e então solte o ar pela boca num som de suspiro (ahhhhhhhhhhhhh…). Quanto mais sonoro, mais benéfico.

Assim que terminar de soltar todo o ar, inicie outra inspiração profunda, repetindo tudo outra vez, sem interromper o ciclo inspiração e expiração durante alguns minutos.

Você pode começar com cinco minutos e ir aumentando. Pelo menos uma vez por dia o faça com bastante concentração. Antes de dormir é ótimo. Mas ele pode ser feito no carro, quando o farol fechar, enquanto caminha, numa pequena pausa no trabalho, e sempre que você sentir que deseja ou precisa de uns bons suspiros. Nas primeiras vezes você pode sentir uma leve zonzeira ou formigamento. É devido ao aumento da oxigenação e é benéfico. Se o desconforto for grande, é só parar o exercício que ele desaparece.

Ainda para hipertensão, o relaxamento pode ser um grande aliado. Também diariamente, quando mais livre de tensões, mais nosso ser tem condições de boa funcionalidade. Aprender a meditar também é muito bom.

O diabético precisa que os órgãos abdominais envolvidos na produção e no fluxo de insulina tenham sua vitalidade estimulada. Aqui vai um exercício dos mais poderosos na recuperação de órgãos abdominais e sua funções.

Respire lenta e profundamente pelo abdômen, deixando fazer um barrigão, solte o ar vagarosamente e contraia o abdômen enquanto solta o ar. Então mantenha pelo maior tempo possível o abdômen contraído. Durante esta permanência, o contraia cada vez mais, descobrindo músculos abdominais que vão sendo despertados, fortalecidos, e que vão massageando cada vez mais profundamente todos os órgãos do abdômen. Este exercício também ajuda na manutenção do seu peso ideal. É um exercício de fato poderoso. Se fosse descrever todos seus benefícios ficaríamos aqui por muito tempo – e tenho outra sugestão.

Massagem nos pés tem também a finalidade de manter tudo funcionando direitinho. É região de terminais nervosos que funcionam como zonas reflexas que, estimuladas, restabelecem as funções dos órgãos. Há um post mostrando um passo a passo de como massager os pés, com foto e tudo, aqui, no blogue. O título é Pés a obra. É tudo simples – veja no link: https://kikalourenco.wordpress.com/2009/08/12/pes-a-obra.

Dormir bem é outro recurso para quem tem diabetes. Durma bem, tanto em quantidade quanto em qualidade. Fazer relaxamento e respiração ao deitar pode ajudar na qualidade do seu sono.

A verdade é que nós precisamos ser agentes da nossa saúde. Muitas vezes, a melhora está muito mais nas nossas mãos do que apenas nos medicamentos. Um pouco de disciplina e uma atenção carinhosa podem sim mudar um paradigma de saúde.

Moxabustão, a acupuntura quente

agosto 24, 2009 - 2 Respostas

Os efeitos terapêuticos da acupuntura são obtidos através da estimulação de pontos correspondentes à sedação, estimulação e equilíbrio de órgãos ou funções, usando agulhas. Mas há outras técnicas por meio das quais podemos usar eletroestimulação, laser, sementes, digitopressão, massagem, moxabustão e outros.

A moxa é indicada, mais precisamente, nos casos em que precisamos de mais calor, energia e circulação, ou ainda deslocar calor para algum ponto. É muito eficiente em tendinites, dores musculares, ciatalgia e até problemas menstruais, falta de energia e anemias, entre outras.

De Artemísia Sinensis são feitos os bastões usados em moxabustão. Parecem grandes charutos. O bastão é aceso e aproximado do ponto desejado, respeitando o tempo de tolerância do paciente. Outra forma menos usada é colocando a artemísia sobre uma rodela de gengibre e queimando-a – mas neste caso é preciso muito cuidado para não provocar queimaduras.

É uma técnica bastante eficiente. Espero ter esclarecido aos curiosos de plantão.

Aprenda a fazer inalação caseira

agosto 21, 2009 - 81 Respostas

Meus pacientes têm reclamado muito de sinusite, congestão nasal, alergias respiratórias e outros sintomas respiratórios que esta estação traz. Além do trabalho de terapia corporal e acupuntura, uma dica muito boa que resolvi partilhar com vocês é a da inalação caseira. Que, pode ter certeza, faz toda a diferença.

Para sinusite e congestão nasal, ferva um punhado generoso de sálvia (aquela usada para temperar peixe e que você encontra no supermercado) em uma panela funda, coloque-a no chão ao lado da cama, deite-se e ponha o rosto no vapor, criando uma ‘cabaninha’ com uma toalha para aproveitar ainda mais o vapor. Inspire e expire pelo nariz por mais ou menos dez minutos.
Deite-se para dormir e deixe a panela ali – você vai continuar se beneficiando do calor. A inalação deve ser feita sempre antes de dormir – mas se quiser repeti-la algumas vezes por dia, o que acelera muito o processo, tenha a garantia de estar tudo bem fechado (portas e janelas).

Se estiver com dificuldade respiratória, substituir a salvia por folhas de eucalipto ou óleo de eucalipto de boa procedência.

Espero que vocês se beneficiem dessa dica.