Dicas corporais para gestantes

Okay, você está grávida. Já festejou, tomou um susto, se emocionou, sentiu-se superpoderosa e tudo o mais que fazemos nesse estado tão especial? Então, se está pensando que seu corpo nunca mais será o mesmo e outras coisas assim que por vezes passam por nossa cabeça, siga algumas dicas para passar uma gravidez legal – e sair dela ótima.

Antes de mais nada, pense nas questões abaixo:

1. Tenho facilidade para ganhar peso?
2. Minha coluna apresenta alguma fragilidade?
3. Retenho líquido com facilidade (inchaço nas pernas e mãos, por exemplo, indica que sim)
4. Tenho dores lombares?
5. Minha pele é seca, com tendência a estrias?
6. Meu intestino costuma ser lento?

Se respondeu “sim” a uma ou mais questões, recomendo algumas medidas preventivas:

1. Ganho de peso. Opte por alimentação pouco calórica e caminhadas diárias ou outra atividade regular de baixo impacto.

2. Coluna. Faça alongamentos, massagens e exercícios específicos para a coluna.

3. Retenção de líquidos. Diminua o sal na alimentação e faça posturas de inversão, com as pernas para cima.

4. Dor Lombar. Faça alongamento da região lombar e compressas quentes, com bolsa de água morna.

5. Pele seca. Hidrate-se diariamente com loção ou creme hidratante. Lembre-se: óleo não hidrata.

6. Intestino lento. Introduza ou aumente a ingestão de água, fibras, frutas e verduras em sua alimentação diária. Ameixa seca, mamão e farelo são ótimos.

Um toque que vale para todas as gestantes é praticar atividade física regular. Procure algo que você goste, como por exemplo caminhadas, e a repita se possível diariamente. Atividade física também ajuda a controlar a ansiedade, comum a gestantes já que, claro, trata-se de um tempo de espera.

Para acalmar a ansiedade, outra boa idéia é praticar a “respiração suspiro”.  Faça uma respiração lenta e profunda, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca, produzindo o som de um suspiro. Não tenha vergonha, solte seu “aaaahhhh” alto ao expirar. Aproveite o momento e massageie a região do tórax com óleo de lavanda, que é muito relaxante.

Se quiser mais informações e dicas, converse comigo pelo email kika@kikalourenco.com.br ou pelo fone 11.3865-8795 (consultório).

Uma resposta

  1. Kika querida, finalmente entrei no teu blog . Como é bom ver tua carinha linda ! Oh sodade…
    Estou na Holanda , na casa do Mario meu filho, cuja esposa, Yvonne está grávida. aí to passando as dicas pra ela.
    Brigado, beijo enorme.
    Passei por Paris, onde já vivi por uns anos, revi amigos, me emocionei demais, estou muito feliz…
    mais beijo
    Toninho

Deixe uma resposta

