Shantala, a magia da massagem para bebês

Mais importante que saber o que é Shantala, é saber a importância de um toque de qualidade, aquele para o qual escolhemos um lugar tranquilo, arrumamos tudo e nos preparamos para um encontro. Estar com seu bebê em absoluta cumplicidade. Massagear é tão importante quanto embalar e acariciar, é tão indispensável como alimentá-lo.

SHANTALA é uma técnica de massagem para bebês que foi codificada por Leboyer nos anos 70, a partir da observação de uma mãe que massageava seu bebê, sentada na rua, em Calcutá.  Frèdèrick Leboyer diz ter sido contemplado com um espetáculo da mais pura  beleza, harmonia e ritmo exato. Percebeu que a mãe tinha uma sequência que repetia todos os dias. Passou a observar seus movimentos, deslizamentos e rotações que conduziam a um roteiro surpreendentemente técnico e preciso. Ele pediu para fotografá-la e, com poesia e sensibilidade, trouxe para o ocidente este ensinamento milenar, que estreita a relação mãe-bebê, traz cumplicidade e estimula o amadurecimento físico e emocional do bebê.

Os mamíferos adoram lamber suas crias. Ao fazê-lo, na verdade, muito mais do que limpá-las estão querendo estimular, aumentar a circulação, a digestão e a respiração, para que seu amadurecimento seja o mais saudável possível.  Massagear nossos nenês é uma forma de lamber  nossa cria, de garantir afeto, segurança emocional e saúde.

A proximidade e o contato são essenciais para mãe e bebê. Nenês estão prontos para receber massagem com apenas um mês de vida, e podem nos surpreender, dormindo profundamente, completamente relaxados.

Confirma algumas dicas para massagear seu bebê:

  • Nos dias mais frios, é interessante aquecer o ambiente, para que a baixa temperatura não se torne desagradável.  Nas primeiras vezes, ele pode ficar inquieto, e você pode ter que interromper, ou acelerar, a sequência. O mais importante é estar disponível para seu filho, disponível para maternar. Ter um tempo que é só para vocês, pra ser bom, é uma opção de prazer, de contato. Não é algo que precise ser feito (como trocar as fraldas, dar banho ou cortar unhas). É algo que se quer fazer, dar, partilhar, sentir junto.
  • Sossego é fundamental. Não deixe que ninguém interrompa enquanto você massageia seu filho.
  • Usamos óleo para facilitar o deslizamento, e os mais indicados são o de calêndula e camomila, pelas propriedades calmantes e muito agradáveis para a pele do bebê.
  • Faça contato visual com seu filho, sorria para ele, esteja presente por inteiro, como se só aquele momento existisse. Vai ser bom também para você. Pode ter certeza.

Se você quiser saber mais sobre a técnica Shantala, agende-se para um dos cursos que acontecem regularmente em meu consultório pelo fone 11.3865-8795. Ou me mande um email (juro que prefiro o telefone, mas vamos lá): kika@kikalourenco.com.br.

Até o próximo post!

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: