Moxabustão, a acupuntura quente

Os efeitos terapêuticos da acupuntura são obtidos através da estimulação de pontos correspondentes à sedação, estimulação e equilíbrio de órgãos ou funções, usando agulhas. Mas há outras técnicas por meio das quais podemos usar eletroestimulação, laser, sementes, digitopressão, massagem, moxabustão e outros.

A moxa é indicada, mais precisamente, nos casos em que precisamos de mais calor, energia e circulação, ou ainda deslocar calor para algum ponto. É muito eficiente em tendinites, dores musculares, ciatalgia e até problemas menstruais, falta de energia e anemias, entre outras.

De Artemísia Sinensis são feitos os bastões usados em moxabustão. Parecem grandes charutos. O bastão é aceso e aproximado do ponto desejado, respeitando o tempo de tolerância do paciente. Outra forma menos usada é colocando a artemísia sobre uma rodela de gengibre e queimando-a – mas neste caso é preciso muito cuidado para não provocar queimaduras.

É uma técnica bastante eficiente. Espero ter esclarecido aos curiosos de plantão.

2 Respostas

  1. Kika boa noite. Minha esposa esta gravida de 3 meses e o nariz muito trancado q a noite nem consegue repirar direito. Eu me lembro q na adolescencia fazia cabaninha na água fervendo com folhas de eucalipto pois tinha bronquite e meu nariz vivia trancado isso alem das instalações com berotec. Minha dúvida eh minha esposa pode inalar o eucalipto na agua fervendo estando gravida?

    • Oi Vinicius,
      Sim, pode fazer inalação com eucalipto, tipo cabaninha. Use um óleo essencial de boa qualidade ou folhas de eucalipto. Veja o também aqui, inalação caseira, pode te esclarecer melhor. Um abraço e muita alegria com o bebê que vai chegar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: