Exercícios para pessoas com diabetes e hipertensão

Fui entrevistada pela Revista Uma a respeito de dicas para quem sofre de hipertensão e diabetes. Está na edição deste mês. Como o espaço na publicação tem seus limites, passo aqui alguns toques extras à leitora da revista – que, claro, também valem para quem não acompanha a Uma.

Caminhada diária é indispensável, tem que fazer mesmo! Só não vale se não for autorizada por seu médico. Os benefícios são muitos – melhorar a circulação e a respiração, oferecendo melhores condições de funcionalidade cardíaca, perder peso ou manter seu peso ideal, facilitando assim o controle da hipertensão e do diabetes.

Tenho algumas outras dicas de maior beneficio para hipertensão e outras para diabetes, todas sem contra-indicação, daquelas que todos podem fazer.

Para hipertensão, exercícios respiratórios são fundamentais, inclusive por serem reguladores de ritmo cardíaco e para despressurizar, tirar a tensão de tórax, diminuir o estresse e a ansiedade.

O suspiro é um dos mais eficientes. Há uma descrição passo a passo em um artigo em meu site (está aqui: http://www.kikalourenco.com.br/suspiro.htm), mas vou dar uma resumida. Minha indicação é que o exercício seja feito todos os dias, mais de uma vez, por puro prazer ou quando sentir qualquer alteração. Para condicionar o corpo e ter à mão este recurso, é preciso, sim, que independente de qualquer alteração você o faça todos os dias.

Vamos lá então. Você pode estar deitada ou sentada, ombros soltos. Respire lenta e profundamente, procurando direcionar sua respiração para o tórax. Concentre no tórax – afinal, vamos fazer também uma massagem cardíaca. Deixe o tórax se mobilizar para cima, para frente e para os lados abrindo toda a caixa torácica. Encha-o completamente, e então solte o ar pela boca num som de suspiro (ahhhhhhhhhhhhh…). Quanto mais sonoro, mais benéfico.

Assim que terminar de soltar todo o ar, inicie outra inspiração profunda, repetindo tudo outra vez, sem interromper o ciclo inspiração e expiração durante alguns minutos.

Você pode começar com cinco minutos e ir aumentando. Pelo menos uma vez por dia o faça com bastante concentração. Antes de dormir é ótimo. Mas ele pode ser feito no carro, quando o farol fechar, enquanto caminha, numa pequena pausa no trabalho, e sempre que você sentir que deseja ou precisa de uns bons suspiros. Nas primeiras vezes você pode sentir uma leve zonzeira ou formigamento. É devido ao aumento da oxigenação e é benéfico. Se o desconforto for grande, é só parar o exercício que ele desaparece.

Ainda para hipertensão, o relaxamento pode ser um grande aliado. Também diariamente, quando mais livre de tensões, mais nosso ser tem condições de boa funcionalidade. Aprender a meditar também é muito bom.

O diabético precisa que os órgãos abdominais envolvidos na produção e no fluxo de insulina tenham sua vitalidade estimulada. Aqui vai um exercício dos mais poderosos na recuperação de órgãos abdominais e sua funções.

Respire lenta e profundamente pelo abdômen, deixando fazer um barrigão, solte o ar vagarosamente e contraia o abdômen enquanto solta o ar. Então mantenha pelo maior tempo possível o abdômen contraído. Durante esta permanência, o contraia cada vez mais, descobrindo músculos abdominais que vão sendo despertados, fortalecidos, e que vão massageando cada vez mais profundamente todos os órgãos do abdômen. Este exercício também ajuda na manutenção do seu peso ideal. É um exercício de fato poderoso. Se fosse descrever todos seus benefícios ficaríamos aqui por muito tempo – e tenho outra sugestão.

Massagem nos pés tem também a finalidade de manter tudo funcionando direitinho. É região de terminais nervosos que funcionam como zonas reflexas que, estimuladas, restabelecem as funções dos órgãos. Há um post mostrando um passo a passo de como massager os pés, com foto e tudo, aqui, no blogue. O título é Pés a obra. É tudo simples – veja no link: https://kikalourenco.wordpress.com/2009/08/12/pes-a-obra.

Dormir bem é outro recurso para quem tem diabetes. Durma bem, tanto em quantidade quanto em qualidade. Fazer relaxamento e respiração ao deitar pode ajudar na qualidade do seu sono.

A verdade é que nós precisamos ser agentes da nossa saúde. Muitas vezes, a melhora está muito mais nas nossas mãos do que apenas nos medicamentos. Um pouco de disciplina e uma atenção carinhosa podem sim mudar um paradigma de saúde.

3 Respostas

  1. sou diabetica bem leve quase nada gostaria saber exercicios

  2. sou diabetica e preciso de fazer exercicio mais quando começo fico passando mal o que seria

    • Desculpe a demora. Pode ser uma simples falta de condicionamento. E a indicação seria, vá aos poucos adaptando o corpo aos exercícios, mas só uma avaliação médica poderá determinar e você poderá fazer seus exercícios tranquila.

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